A Amazon anunciou que lançará o serviço de banda larga da constelação Kuiper em 2025. A primeira frota de satélites será lançada no quarto trimestre deste ano a bordo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA).
Mês: junho 2024

5G será tecnologia móvel mais usada no mundo em 2028, prevê Ericsson
Daqui a quatro anos, em 2028, o 5G deve se tornar a tecnologia de telefonia celular mais usada no mundo. A quinta geração móvel, inclusive, deve alcançar 5,6 bilhões de usuários até o fim de 2029, representando 60% dos acessos móveis, prevê o Ericsson Mobility Report.

Microsoft cancela projeto que levava datacenters para dentro do mar
O Project Natick foi iniciado em 2013 como uma possível grande inovação da Microsoft. Trata-se de um datacenter em forma de cápsula para ser instalado dentro do mar e, assim, reduzir os custos com resfriamento. Só que a iniciativa foi descontinuada, sem alarde.

Desafios na Implementação de Redes em Áreas Remotas
A implementação de redes de telecomunicações em áreas remotas é uma tarefa repleta de desafios únicos que exigem soluções inovadoras e adaptações específicas. Neste blog, discutiremos os principais obstáculos enfrentados e as estratégias possíveis para superá-los.

Kinéis completa primeiro lançamento com cinco nanossatélites para IoT
A Kinéis, empresa francesa especializada na conectividade via satélites para a Internet das Coisas (IoT), confirmou ter completado com sucesso o seu primeiro lançamento.

Elon Musk confirma Starlink Mini, versão portátil do serviço via satélite
A Starlink vai lançar uma versão Mini da antena de Internet via satélite da operadora. A informação já aguardada pelo mercado foi confirmada por Elon Musk – CEO da SpaceX, controladora da constelação de baixa órbita.

Qual a Relação Entre O Algoritmo FFT e a Engenharia de Telecomunicações?
Ele é um algoritmo chamado Fast Fourier Transform ou transformada rápida de Fourier e este, assim como outros algoritmos, são responsáveis por acelerar a transmissão de dados, trabalhando com muitas frequências ao mesmo tempo.

Novo data center da Angola Cables na Praia do Futuro sai em 2026
Este data center será o maior da empresa angolana, com uma capacidade energética 25% maior do que os atuais. O data center terá um consumo energético significativo devido à crescente demanda por inteligência artificial.