IoT – Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) está intimamente ligada às novas tecnologias que utilizamos em casa, especialmente os dispositivos inteligentes. Além de conectar objetos como smartphones e lâmpadas, a IoT já está sendo aplicada em diversas outras áreas. Confira nesse blog como essa tecnologia funciona nos dispositivos inteligentes, e como se relaciona com a área de Telecomunicações.


O QUE É IOT?

O termo IoT, ou Internet das Coisas, refere-se à rede interconectada de dispositivos e à tecnologia que permite a comunicação entre esses dispositivos e a nuvem, bem como entre eles próprios. Isso permite que objetos do cotidiano, como escovas de dentes, aspiradores, carros e máquinas, utilizem sensores para coletar dados e responder de maneira inteligente aos usuários.

Em outras palavras, essa tecnologia permite que dispositivos “inteligentes” sejam encontrados, conectados e transmitam dados com determinada finalidade. Dessa forma, uma ou mais máquinas se conectam, a fim de oferecer soluções para o nosso dia a dia.



COMO ESSA TECNOLOGIA FUNCIONA?

Os dispositivos de IoT capturam os dados para os quais foram programados. Esses dados podem ser recebidos e analisados para fundamentar e automatizar ações ou decisões subsequentes. Por meio de sensores, os dispositivos IoT capturam dados do ambiente, que podem variar desde informações simples, como a temperatura, até comandos de voz. Utilizando a conexão de rede disponível, os dispositivos IoT enviam esses dados para um sistema de nuvem público ou privado, para outro dispositivo ou os armazenam localmente para processamento posterior. Em seguida, o software é programado para executar ações com base nesses dados, como ligar um ventilador ou enviar um alerta.



EXEMPLOS DE SISTEMAS IOT

Quando falamos dessa tecnologia, temos diversas aplicações destes dispositivos. Por exemplo, casas inteligentes, que contam com interruptores e sensores que formam um sistema de automação doméstica, que monitoram e controlam desde a iluminação, até o controle de fornos e geladeiras, podendo ser controlados por meio de um celular.

Outra aplicação dessa tecnologia é a de cidades inteligentes, que consiste em aplicar tecnologia para aumentar os benefícios e mitigar os efeitos negativos da urbanização. A partir de sensores e outros dispositivos, pode ser possível monitorar e coletar dados para resolver os problemas proativamente.

Além disso, outro grande avanço que se tornou possível com a IoT, é a de carros conectados, que usam essa tecnologia para receber dados por meio de sinais ao redor do carro, e evitar colisões, por exemplo.

Por fim, a Telemedicina também é beneficiada com o avanço dessa tecnologia. Se tornará cada vez mais comum encontrar dispositivos de saúde baseados em IoT voltados para o consumidor, como relógios inteligentes e dosadores de medicamentos, que permitem aos médicos monitorar remotamente seus pacientes. Além disso, é importante ressaltar a possibilidade da utilização de dispositivos inteligentes em cirurgias, que auxiliem os profissionais dessa área.



FUTURO DA IOT

No futuro, podemos esperar uma integração mais fluida entre a tecnologia e a experiência humana. As tecnologias como áudio 3D, realidade aumentada, e personalização em tempo real baseada em IA tornarão a interação com dispositivos uma experiência sensorial cada vez mais “real”. Além disso, com a expansão do 5G, uma das principais áreas de estudo da área de Telecomunicações, e da conectividade rápida globalmente disponível, teremos a capacidade quase instantânea de compartilhar essas experiências a qualquer distância. As implicações são vastas, com o potencial de transformar atividades e instituições fundamentais, como o ambiente de trabalho, a assistência médica e cirúrgica, o setor imobiliário, as compras, as viagens e as relações humanas em geral.



REFERÊNCIAS

SAP.”O que é IoT?” https://www.sap.com/brazil/products/artificial-intelligence/what-is-iot.html

Oracle. “O que é IoT?” https://www.oracle.com/br/internet-of-things/what-is-iot/

IBM. “Internet das Coisas.” https://www.ibm.com/br-pt/topics/internet-of-things