Qual a Relação Entre O Algoritmo FFT e a Engenharia de Telecomunicações?

Olá pessoal, me chamo Kauã e faço parte do PET Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Ceará (UFC). Hoje iremos introduzir sobre um tema bem sutil na forma de como nos comunicamos e nem fazemos noção do que realmente está acontecendo, mas agora vou explicar de forma clara todo o processo por trás da comunicação e informação da atualidade.


O ALGORITMO QUE MUDOU O MUNDO

Então, você deve estar se perguntando…

O que é FFT?

Ele é um algoritmo chamado Fast Fourier Transform, ou transformada rápida de Fourier, e este, assim como outros algoritmos, são responsáveis por acelerar a transmissão de dados, trabalhando com muitas frequências ao mesmo tempo.

Dessa forma, ela funciona de uma maneira relativamente simples, dividindo os cálculos da transformada de Fourier e obtendo problemas menores e mais fáceis de resolvê-los e assim, novamente, ela divide em mais componentes até chegar em um limite e calcular a transformada de Fourier com facilidade e eficiência. Além disso, a FFT também usa as chamadas operações borboleta ou método borboleta, para evitar a redundância e aproveitar os componentes que tenham multiplicadores iguais.

Logo, a eficiência e velocidade da FFT faz com que operações de segundos demorem apenas milissegundos. E essa diferença nem pode parecer tão grande assim, não é mesmo?

Porém, fica ainda mais impressionante quando você lembra que são necessárias milhares ou até milhões de operações dessas para realizar a transformada inteira. Então, a rapidez e o baixo custo computacional que a FFT tem, torna ela um algoritmo poderoso, no qual pode processar, praticamente, em qualquer coisa, seja um supercomputador ou em um celular.



REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA

Sendo assim, sem a FFT, toda a troca de informação dos dados seria extremamente lenta. Portanto, para cada sinal recebido, seja ele através de Wi-Fi ou 5G, nós teríamos uma série de operações bem demoradas que fariam seu celular parecer que a internet fosse da era das pedras. Sem contar no tempo em que o seu próprio dispositivo levaria para processar áudios, imagens e vídeos.

O ponto que eu quero chegar é que todo esse fluxo de informação que nós conhecemos hoje, a velocidade que nós recebemos e fazemos as coisas, não seria possível. Absolutamente tudo, desde a velocidade da internet até o processamento de dados, demoraria muito mais que o aceitável.



Então eu deixo uma reflexão para vocês…

Como seria o avanço da tecnologia e a comunicação nos dias atuais sem as FFTs a fim de acelerar a troca de informações?

Dito isto, não é à toa que FFTs recebem o título de algoritmo mais importante já criado. Ademais, a história vai mais fundo do que isso, pois estes algoritmos tiveram um papel importante em impedir uma guerra nuclear, vocês acreditam nisso?



CONCLUSÃO

Nestas considerações finais, foi possível analisar que as FFTs mostram como algo que mal passa pela nossa cabeça, ou seja, a performance de um algoritmo invisível que pode ter impactos gigantescos na nossa vida e até em um conflito mundial.

Pensem em quantas coisas poderiam ter dado errado se as FFTs não fossem desenvolvidas e o algoritmo não fosse aplicado em tantas áreas diferentes, da medicina à segurança de comunicações.

Em suma, não é exagero dizer que as FFTs mudaram o mundo, principalmente, quando nós vemos o quão dependentes da internet nós somos. É isso pessoal, espero que tenham gostado desse blog!



REFERÊNCIAS