Cisco anuncia nova ferramenta para cibersegurança

A Cisco anunciou o lançamento do seu novo produto de segurança, o Hypershield. Trata-se de um conjunto de linhas de código que é injetada no kernel dos sistemas dos servidores do data center, e dali, consegue evitar ataques que afetem o hardware e todos os softwares rodando sobre ele, não importando quantas máquinas virtuais estão em operação.

O sistema em si é baseado no eBPF de código aberto, um mecanismo padrão para conectar e proteger cargas de trabalho nativas da nuvem de hyperscale. Com isso, o Hypershield tem o potencial de trazer segurança à multiplicação de unidades de processamento em uso no planeta – as quais crescem exponencialmente em razão do uso de inteligência artificial.

O código, inserido no kernel de qualquer sistema, traz um comando que autoriza a comunicação com a nuvem segura da Cisco para acompanhamento via inteligência artificial de ameaças. E caso algum comportamento lesivo seja percebido, pode agir de forma automatizada para barrar a irradiação do problema ao longo da rede. Em vez de proteger uma rede inteiras em seus pontos de contato externos, o conceito prevê uma trama, em que é possível ter segurança a cada nó e desabilitá-lo, sem desativar toda a rede.

A empresa afirma que isso tudo acontece sem praticamente aumentar a carga sobre o processamento, mas não forneceu dados sobre se há impacto no consumo de energia, por exemplo. Embora o anúncio tenha acontecido hoje, o lançamento comercial acontece no segundo semestre, em agosto.

Fonte: https://telesintese.com.br/para-a-cisco-chegou-a-vez-da-seguranca-em-todo-lugar/