A Microsoft e a Coca-Cola anunciaram uma parceria estratégica para os próximos cinco anos, na qual a Coca-Cola investirá US$ 1,1 bilhão na Microsoft Cloud e na IA generativa da empresa, capaz de “criar” no estilo do ChatGPT e Copilot, para explorar novas tecnologias e melhorar a produtividade.
A Coca-Cola já transferiu seus aplicativos para o Microsoft Azure, e os principais parceiros da empresa também aderiram. Eles têm utilizando IA para inovar em várias áreas, desde o marketing até a manufatura e logística, onde desenvolverão “cases” de uso de IA generativa em várias funções de negócios, passando pela adoção de assistentes digitais movidos por IA para otimizar operações.
Executivos das duas empresas, incluindo Judson Althoff da Microsoft e John Murphy da Coca-Cola, destacaram o crescimento do investimento e a importância desta parceria para acelerar a transformação digital e a inovação em IA em suas operações globais.
O anúncio ocorre num contexto de colaborações crescentes focadas em IA – por exemplo: a parceria entre a Microsoft e a Cognizant. Esta visa expandir o uso de IA generativa para transformar operações empresariais e inovar em diversas indústrias, em uma nova forma de entregar novos valores aos clientes, com potencial para impactar significativamente o PIB dos EUA.