O Google Chrome está próximo de liberar a função de usar a inteligência artificial do Gemini pela barra de endereços. A descrição da novidade é bem explicativa: você poderá enviar prompts para a IA generativa do Google direto da barra de endereços, sem precisar abrir o site do recurso ou alguma extensão.
Para usar o Gemini, basta abrir uma nova aba, digitar @gemini na barra de endereços, dar um espaço e seguir com o prompt desejado. Ao dar enter, você será levado para a página do Gemini, onde estará o seu comando seguido da resposta da IA.
Desde dezembro de 2023 o Gemini da Google vem sendo um novo modelo de linguagem considerado poderoso por ser multimodal. Ou seja, ele consegue entender interações em texto, áudio ou imagem. De modo simplificado, seria o equivalente ao GPT-4, o mais avançado LLM da rival OpenAI.
O Gemini se divide em três versões distintas: a Nano, a tradicional e a Advanced (antiga Ultra). Cada qual tem suas próprias características, como maior velocidade de processamento ou maior capacidade de encarar atividades complexas. Depois de dois meses, a empresa decidiu levar o Gemini a diversos produtos e plataformas que já estão disponíveis para os usuários.
Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/google-chrome-integrara-o-gemini-na-barra-de-enderecos/