Intelbras aposta no 5G FWA e homologa novo modem no Brasil

A Intelbras homologou um novo modem 5G para uso externo na Anatel, o que deve complementar a oferta de aparelhos destinados à banda larga fixa via rede móvel (o chamado FWA), que é o Intelbras CFW-2231, pertencente à linha de produtos AurusPRO, que fabrica diversos equipamentos para FWA e outros equipamentos de rede em geral.

O FWA (Fixed Wireless Access, ou acesso fixo sem fio em português) é uma tecnologia que prevê o uso de redes sem fio, especialmente aquelas utilizadas na telefonia celular, para fornecer internet a um ponto fixo. Ele concorre com outras tecnologias de banda larga residencial, como fibra ótica, cabo coaxial e DSL.

Este produto complementa o GX 3000, um modem 5G para internet fixa, que suporta Wi-Fi mesh e tem velocidade máxima de download de 3 Gb/s. Ele tem sido o principal aparelho utilizado pela Claro e pela Vivo em planos com internet FWA pelo Brasil.

Nessa perspectiva, o FWA é uma tecnologia que vem sendo investida pelos fornecedores de equipamentos eletrônicos e operadoras de telecomunicações desde o lançamento do 5G, em 2019, no qual buscam por um equipamento alternativo ao Wi-Fi que poderá ser usado por provedores de banda larga fixa baseada em acesso móvel.

Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/intelbras-aposta-no-5g-fwa-e-homologa-novo-modem-no-brasil/